jump to navigation

ENCONTRO DE CENTROS DE FORMAÇÃO DO CONCELHO DE LOURES Junho 21, 2009

Posted by arbitro in Uncategorized.
trackback

No domingo dia 14 de Junho de 2009, a Escola de Futebol do G.S.Loures deslocou-se a mais uma actividade de Futebol 7 para alunos de 2000. Desta vez foi um Encontro de Centros de Formação Municipais de Futebol no Parque Desportivo da Bobadela. Para além da nossa equipa (G.S.Loures), participaram no convívio todas as equipas de escolinhas de formação do Concelho. A equipa da casa do AD Bobadelense, o Zambujalense FC, o SC de Frielas, o SR Catujalense, o CF Santa Iria, o SC Sanjoanense, o AC Tojal, o UD Ponte de Frielas, e a única equipa que não compareceu à actividade porque não tinha jogadores suficientes foi o CF Bucelenses.
Às 9h10m estávamos todos reunidos no local da actividade, e o primeiro jogo só iria ser jogado às 10h00m. Este facto permitiu ao Mister Paulo organizar os atletas e prepará-los para os jogos que iriam realizar. Assim tiveram tempo para fazerem quase tudo como uma “equipa profissional de pequenos craques”. Falaram sobre onde poderia jogar cada jogador, o que cada jogador deveria fazer em cada posição no campo, como deveriam seguir a bola, como deveriam fazer os cantos, os lançamentos e os livres, enfim,… à profissionais!!! Depois fizeram um bom aquecimento que deu tempo para tudo, mobilização articular, técnica individual com bola, um pequeno jogo de passes (5 passes valia um golo), e em simultâneo com o jogo até o Guarda-redes (Gonçalo) teve tempo para ter um aquecimento específico.
Depois começaram os jogos.
Inicialmente era suposto todas as equipas realizarem 4 jogos de 20 minutos, com 10 minutos para cada parte, mas por azar nosso apenas pudemos fazer 3 jogos pois uma das equipas que iríamos defrontar seria a equipa dos Bucelenses que não compareceu à actividade.
Assim jogámos primeiro com a equipa do UD Ponte de Frielas, que fez daquele jogo um caso de vida ou de morte, e foi o que o Mister Paulo disse no final do jogo aos treinadores da equipa adversária, “..não se esqueçam que estão a formar crianças, não são adultos..”. Durante o jogo recorremos às técnicas mais avançadas de análise de vídeo sem árbitro em campo e depois de uma grande confusão se foi golo ou não do Ponte Frielas, lá se seguiu a bola e parece que não tinha sido golo. Foi polémico mas mais logo o Jorge Descolorado vai analisar o caso ao pormenor no Domingo Sportivo.
Depois ao intervalo o mister teve que dizer pela 10ª vez aos seus jogadores que “..não é o resultado o mais importante, o que importa mais é tentarem fazer aquilo que aprendem nos treinos isso é que era pedido..”, e os jogadores cumpriram o que lhes foi dito e pedido e mantiveram-se concentrados na 2ª parte, facto que os levou ao paraíso. O Eruno desmarcou-se e encostou a bola para as redes adversárias recebendo logo de seguida um grande moche de toda a equipa, porque terá sido!!!
Logo de seguida, só houve tempo para mudarmos de campo e já estávamos a jogar outra vez. Este segundo jogo foi com a equipa do AC Tojal e foi um jogo bem disputado. Tal como no jogo anterior, todos os nossos jogadores tiveram um mínimo de 12 minutos em jogo. Neste jogo destacou-se um jogador da equipa adversária que chutava com bastante força de longe e em arco e que fisicamente era um pouco mais forte, fez assim os três golos sofridos pela nossa equipa. E dizia o Gonçalo “mister troque-me de guarda-redes, eu não chego lá..” Neste jogo não conseguimos fazer moches, mas foi muito importante ouvir de alguns jogadores, pois eles tiveram bem essa noção, “..nós até fizemos um bom jogo mister, mas eles foram mais fortes…” e quando assim é está tudo dito!
O Terceiro e nosso último jogo foi com a equipa do SC Sanjoanense, que levaram uma equipa com alguns jogadores mais novos, e foi curiosamente o nosso pior jogo em termos de aprendizagem efectuada. Estivemos bastante mais desorganizados em campo, no entanto, fizemos mais moches: primeiro ao José, depois ao Ivo, ao Rui, ao Tiago, outra vez ao José, e por fim ao Eruno.
No final do jogo estavam todos satisfeitos pelos moches e porque todos tiveram tempo para jogarem bastante. Fizeram o grito no final dos jogos, falaram sobre o que tinha sido bem feito e o que poderiam melhorar, e ficaram a comer os lanches e a brincarem aos remates e aos apurados até que acabassem todos os jogos.
Depois quando estes acabaram foi feito um alinhamento com todas as equipas, as quais desfilaram à vez para subirem ao pódio e receberem os certificados de participação e os brindes da C.M.Loures entregues pelo Sr. Vereador Ricardo Leão. Para finalizar a nossa equipa aproveitou para agradecer ao Público que estava presente.
Em forma de conclusão, posso apenas destacar as posições em que cada jogador esteve melhor. O João, o Rui e o Tiago estiveram muito bem a defesas e foram quase intransponíveis. O Eruno e o Simão foram uns autênticos avançados a fazerem diagonais e a aproveitarem a sua velocidade. O Luís e o José destacaram-se mais a médios ala pois tentavam centrar a bola sempre que tinham oportunidade. O Ivo foi o patrão do meio-campo sempre a ajudar a defesa e o ataque sendo aquele que se destacou mais também pela sua importância na equipa, por não ter outro jogador que fizesse tão bem esta posição. Por fim, o Gonçalo que esteve muito bem e que também foi quase intransponível, apesar de, como ele diz, não chegar à barra.
Portaram-se todos muito bem neste convívio, mas deverão continuar a trabalhar nos treinos os seus níveis técnicos, nomeadamente a recepção, o passe e o remate, não só em situações “paradas ou frente a frente”, mas principalmente em situações com os alunos em deslocamento, como são o caso das combinações directas (tabelinhas) uma vez que são pontos essenciais para o desenrolar dos jogos de forma mais fluida, sem tantas paragens e principalmente sem tantas perdas de bola. A equipa deverá treinar para além dos níveis técnicos, também os níveis tácticos, pois apesar de se notar já uma grande melhoria, ainda existem alguns jogadores que precisam de receber bastante informação a este nível. As situações de bola parada como são o caso dos pontapés de saída, os foras e os cantos deverão continuar a ser trabalhados para uma melhor compreensão por parte dos alunos e para a sua completa assimilação.
Devemos continuar a trabalhar para evoluir-mos e para nos próximos jogos podermos fazer mais “moches”!!!
Resultados do Convívio:
G.S.Loures VS Ponte de Frielas 1 – 0
G.S.Loures VS AC Tojal 0 – 3
G.S.Loures VS SC Sanjoanense 6 – 0
Atletas Presentes: Eruno Joaquim, Ivo Costa, Gonçalo Ferreira, João Leal, José do Vale, Luís Carlos, Rui Jorge, Simão Oliveira e Tiago Vasconcelos.

Desfile de Equipas.

Desfile de Equipas.

Foto da equipa .

Foto da equipa .

Entrega dos diplomas pelo Vereador do Despoto.

Entrega dos diplomas pelo Vereador do Despoto.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: